domingo, 16 de maio de 2010

O António Lobo Antunes mostrou-me o que é, de facto, Literatura e mudou a forma como eu a encaro; ensinou-me a ler de verdade a palavra portuguesa, ensinou-me o seu valor, o quanto ela pode significar e o quão bonita ela pode ser e o é, quando usada despretensiosamente na busca de contar a história dos nossos sentimentos.
E eu tentei dizer-lhe isso mesmo. De voz trémula e de coração a saltar agradeci-lhe por me ter mostrado o que era a Literatura e ensinado a ler a Língua Portuguesa.
Ele ouviu e no fim, de sorriso tímido, agradeceu-me. E ofereceu-me um livro. O Segredo de Joe Gould de Joseph Mitchell com prefácio seu. 
De coração cheio lá me despedi e apertei-lhe a mão. E com isto já tenho razões para ficar feliz durante as próximas semanas.


3 comentários:

  1. Força Diana! Agora é que não deixas de venerar o Lobo Antunes...bem,todos temos que gostar muito de algo... faz bem para nós e para a cultura... se bem que nada se compara ao MEU Miguel Torga... há gostos e gostos...

    ResponderEliminar
  2. Nada como conhecermos pessoas que nos estão tão acessiveís e tão distantes ao mesmo tempo. Com direito a sorrisinhos e prendas e tudo. Boa Diana.

    Acima de tudo, continua a ler, algo que eu devia fazer mais...

    ResponderEliminar