quinta-feira, 4 de março de 2010

Absurdo

O voto é um do principais direitos democráticos, além de ser uma das formas de participação política por excelência (não é a única, mas uma das mais comuns e relativamente acessiveis).
E por essa razão, a minha indignação é tão grande quando propostas de reduzir propinas a alunos que demonstrem uma maior propensão para terem uma consciência cívica e que votem nas eleições escolares surgem. Simplesmente, porque é absolutamente absurdo. 
O voto é um direito e um dever numa sociedade democrática, logo não deverá envolver contrapartidas de qualquer tipo: mas mesmo de qualquer tipo. E ponto final.
A recompensa do voto deverá ser precisamente o voto em si: o facto de se contribuir, de se participar, de se ser útil à sociedade. E o resto é conversa.
Tirar partido de questões monetárias para se reduzir a abstenção não resolve o problema, mas antes conjura outro: o tipo de cidadãos que se estariam a criar. Que tipo de cidadão será aquele que vai exercer o seu direito ao voto, por receber compensações? Que espécie de consciência democrática e cívica irá ter? Que valores lhe serão incutidos?

Só o facto de serem precisas manobras deste tipo para fazer com que as pessoas participem na vida política é, no mínimo, lamentável...
E sim, estou extremamente indignada...

Sem comentários:

Enviar um comentário