sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Haja lítio!

Alguns analsitas do setor extractivo garantem ao Expresso que Portugal tem aqui uma oportunidade única para "marcar pontos" neste importante mercado, pois atualmente já é o 5º maior exportador mundial de lítio, e tem potencial de exploração para mais 70 anos. Estes dados são confirmados, aliás, pelo Departamento de Energia norte-americano. (...)
O problema é que Portugal apenas vai até à produção de concentrado de lítio, ou seja, não acrescenta mais valor ao seu  produto, tendo que o vender em bruto para os smelters (proprietários de fundições) de outros países. Esses, sim, é que entregam à indústria automóvel o lítio pronto para ser utilizado em baterias de carros elétrios. São também estes intermediários que faturam uma parte considerável do processo de transformação do lítio."

Ora, temos o lítio, mas ficamo-nos por aqui. Vendemos a matéria-prima a outros e não há investimentos na indústria transformadora de forma a lucrarmos realmente com aquilo e ganhar receita. Isto é um (dos) problema deste país. Um problema histórico alias... 
De qualquer das formas: haja lítio! E lithium.

Sem comentários:

Enviar um comentário