segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Momento (Pseudo)Intelectual

Estão com vontade de fazer listas?
Estão pois!
E com vontade de fazer listas com livros?
Ora não querem vocês outra coisa!
E vontade de participarem num momento super intelectual, daqueles que uma pessoa olha e diz logo "oh que isto é tão superior intelectualmente que eu não posso morrer sem participar nisto primeiro"?
Aaah pois que não podem morrer, não.
Então vamos a isto.

Apetece-me ter aqui um momento intelectual e começar a activar as sinapses que durante as férias (todas elas) gostam muito de hibernar. E pensei em fazer a lista com os 5 livros mais importantes para mim (até ver). E então comecei a pensar em tudo aquilo que já li... E cheguei a esta conclusão:

(do fim para o início)

5 - Cem Sonetos de Amor do Pablo Neruda - ora, porquê? Porque os li numa altura em que me calhavam bem. Porque aqueles cem podia ter sido escritos por mim se eu fosse como o Pablo Neruda. E o senhor escreve bem sobre o amor, da maneira que eu gosto. Tenho ainda os Versos do Capitão à minha espera...  

4 - O Primo Basílio do Eça de Queiroz - porque primeiro, o Eça rulla à força toda; segundo, a história é melhor que Os Maias; terceiro, foi o primeiro livro à séria que li na vida e o único que reli, à conta de Literatura (e lá está, alguém dúvida que em Literatura se lêem melhores autores e obras que em Português? Pois, então são tontos)

3 - Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar? de.. adivinhem lá... tão espertos que vocês são... António Lobo Antunes - porque foi com este romance que a minha adoração/veneração/obsessão se consagrou; foi uma espécie de epifania para mim, em que me apercebi como, meu Deus, a língua portuguesa é bonita quando usada como deve ser e sem soar a pretensioso; Lobo Antunes conta a história da vida destas pessoas através das suas emoções e sentimentos, tudo como se um intrincado mapa do coração. O livro é brutal.

2 - Memória de Elefante de António Lobo Antunes - porque eu afinal também sou um médico psiquiatra chegado da guerra em África, que perdeu o amor da sua vida, e não consegue exprimir o que sente e o quanto ama a mulher e lhe sente a falta, que não percebe a mania das pessoas de porem crochet nas palavras como as flores de plástico ao pé das campas dos mortos que não servem para nada; este livro tem alguns dos excertos mais bonito que já li, tudo aquilo que queria dizer mas também não consegui.

(e o derradeiro primeiro lugar... rufar dos tambores por favor)

1 - Pela Estrada Fora do Jack Kerouac - este é O livro para se ler aos 16 anos, e depois aos 30 e aos 40... porque eu quero ser o Sal Paradise e percorrer os EUA de costa a costa, ou então a Europa; porque me fez querer correr meio mundo e ter planos para correr a outra metade; porque é um grito de liberdade; porque é um retrato inconformista de uma América conservadora dos anos 50 escrito maravilhosamente bem; porque é também uma história de amizades e de pessoas e de sentimentos e de relações com a América dos anos 50 como pano de fundo; porque me fez olhar para o mundo e para as pessoas de outra maneira e me fez feliz; ah, e porque é um livro do caraças...


E agora uma lista com os vossos 5... não vá... 3 livros preferidos, está bem? Ai que momento (pseudo)intelectual tão agradável...

5 comentários:

  1. livros!? raios...
    mais valia fazer uma lista de "livros a sério que a Telma conseguiu acabar de ler" e nem sei se chegavamos aos 5...
    mas vamos lá tentar... sem ordem, que se não não consigo mesmo:
    - Arquivos do Insólito - não o li... sem ser umas 5 paginas, o unico capitulo que me interessava. E porque é que me marcou?? ora, se não fosse aquela pagina 207, aquela linha 31, 8º e 9ºs palavras, eu hoje não era a fanática que sou pelos Led... e que era de mim sem eles? Nada.
    - Ultimos Escritos de Jim Morrison - 'nough said *.*
    - The Rough Guide to Led Zeppelin - a minha famosa biblia *.* porque sim, conta a historia e todos os promenores desses que são os meus deuses, dessa que é a minha religião!

    e podiam haver mais livros, porque isto, como a stora de portugues diria "nunca muda de tema"...
    ao menos não são do Nicholas Sparks --'

    ResponderEliminar
  2. Manhã, Tarde e Noite(Sidney Sheldon)
    Os Novos Contos da Montanha (Miguel Torga)
    Bichos (Miguel Torga)
    Se o Amanhã Chegar (Sidney Sheldon)
    Não me apeteceu colocar em itálico...não é que eu não saiba escrever...xD Escolhi estes pq foram os que me vieram à memória com melhor nitidez... os do Sidney Sheldon foram recomendados por uma amiga... e os do Torga fui eu, que num momento de desepero,descobri pq tinha a esperança de que Portugal possuísse escritores decentes embora haja muita porcaria por aí...bem, o Torga não me decepcionou...Agora vou parar por aqui antes que eu também escreva um livro...
    PS: Telma, conheço pessoas que não vão gostar do seu ponto de vista acerca do Nicholas Sparks...rsrs

    ResponderEliminar
  3. Pois que há muitos bons escritores neste nosso Portugal: cá para mim tu andavas era a procurar nos sitios errados, Jéssica...

    "PS: Telma, conheço pessoas que não vão gostar do seu ponto de vista acerca do Nicholas Sparks...rsrs" - pois, mas não me parece que elas venham cá ler o blog... :P

    ResponderEliminar
  4. Isto tipo não tem nada a ver, mas e The Walkmen e Band of Horses que vêem cá? Já tens bilhete? Para os 1ºs já tenho, a ver se no fim de semana compro para os segundos...

    Só para ver se te motivo...

    http://www.youtube.com/watch?v=D4uNSMRMR8U&feature=related

    ResponderEliminar
  5. The Walkmeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeen!!!
    eh pah, ainda não... a ver se trato de arranjar a minha vida para depois tratar disso... *.*

    Lisbon em Lisboa vai ser épico!

    E a no one is gonna love you more than i do também era coisa bonita de se ouvir ao vivo... não me tentes, Tu não me tentes, meu amigo, que eu tou a ver que tenho de ir arranjar trabalho nas FNAC's e nos Starbucks desta vida,,. :P

    ResponderEliminar